Dores na coluna podem significar tumores?

Dores na coluna podem ter diversas origens. Ela pode surgir por conta de doenças degenerativas, como é o caso da hérnia de disco, ou por conta de traumas, como é o caso das fraturas da coluna. Existe também uma terceira causa, bastante agressiva, que são os tumores.

A coluna vertebral pode ser sede de diversos tipos de tumores, benignos ou malignos. Existem alguns tumores benignos na coluna, ou seja, tumores que não se transformam em câncer e não ameaçam a vida do paciente. Já os malignos, os que são chamados de câncer, enfraquecem os ossos e podem se tornar fatais sem o tratamento adequado.

Os tumores malignos que nascem na coluna são, felizmente, muito raros, mas existem os tumores que, apesar de não terem sido originados da coluna, sofrem metástases. O termo metástase significa, em linhas gerais, que o câncer se expandiu para outras partes do corpo. Dessa forma, um câncer de mama, por exemplo, pode muito bem causar danos graves à coluna.

Quanto mais cedo houver o diagnóstico do tumor, maior é o leque de tratamentos e maiores são as chances do fim da doença. Por ser uma doença muito agressiva, o combate tardio do câncer poderá deixar sequelas irreversíveis ou até inviabilizar o tratamento. Por isso, se atente a alguns sintomas que, caso sentidos pelo paciente, devem ser verificados por um médico imediatamente.

Sintomas que podem indicar tumores na coluna

Dores na coluna que não melhoram nada com o repouso, principalmente aquelas que não respondem adequadamente ao tratamento inicial com analgésicos e anti-inflamatórios, formigamento nos braços ou pernas e emagrecimento fora do comum. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar a presença de um tumor na região da coluna. O grande problema é que, muitas vezes, eles são ignorados pelos pacientes, acreditando que se trata apenas de uma dor habitual da coluna e se auto medicando com analgésicos. Nesse momento, a vida do paciente está em grande perigo, pois os analgésicos atrasarão a percepção de que algo a mais pode estar acontecendo.

É claro, esses são sintomas, que isolados, não necessariamente significam sérios problemas. Contudo, se mais de um dos sintomas estão sendo percebidos, não hesite em procurar ajuda médica. O câncer é uma doença que cresce exponencialmente quando não tratada. O tratamento tende a ser também muito agressivo, sendo utilizados métodos quimioterápicos, radioterapia e cirurgias, mas às vezes nem isso é suficiente para combater uma doença em estado avançado.

Para saber mais sobre tumores na coluna, consulte aqui uma maior explicação sobre o tema. Também temos uma matéria explicando as origens e tratamentos das metástases da coluna.