Fraturas da coluna

As fraturas da coluna podem ser causados por traumas muito perigosos que podem levar a lesões neurológicas graves e definitivas com tetraplegia, quando o paciente não movimenta os quatro membros, ou paraplegia, quando perde-se o movimento das pernas. Felizmente, nem todas as fraturas da coluna causam lesão neurológica, existindo uma grande variabilidade das fraturas, intimamente relacionada ao mecanismo de trauma, a energia cinética envolvida no acidente e a região da coluna que é envolvida. As lesões neurológicas são geralmente relacionadas com traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos, quedas de altura e, lamentavelmente  no nosso meio, por agressões por arma de fogo. Em contraponto a essas fraturas graves, existem aquelas causadas por osteoporose, que em alguns  casos nem mesmo causam dor .

O tratamento, assim como as fraturas, é bastante variável. Os casos mais leves podem ser tradados com cintas, coletes ou colares ortopédicos, que geralmente são usados por três meses, que é o período que se espera a consolidação da maior parte das fraturas da coluna. Os casos mais graves, especialmente naqueles onde ocorre lesão neurológica, completa ou incompleta, o tratamento cirúrgico para descompressão da medula e raízes nervosas e estabilização mecânica da coluna fraturada é necessário. Infelizmente, o principal papel da cirurgia não é recuperação neurológica, mas estabilizar a coluna e evitar que os ossos quebrados continuem a machucar cada vez mais o tecido nervoso já lesionado. As chances de recuperação são principalmente determinadas pela gravidade do trauma inicial, a descompressão cirúrgica visa apenas dar condições para que o sistema nervoso tente se recuperar em um ambiente seguro e estável.

Em relação às fratura por osteoporose, o tratamento também é bastante variado, dependendo das queixas e das características do paciente, pode ir desde um período de repouso relativo até o tratamento cirúrgico. Em relação ao tratamento cirúrgico, contamos com várias opções, podendo algumas serem realizadas com anestesia local, com injeção intraóssea de cimento ortopédico, chamado de vertebroplastia ou com cirurgias de maior porte, com uso de hastes e parafusos, chamadas de artrodeses. Apesar da grande variedade de opções, o tratamento padrão continua sendo o uso de cintas e coletes. Nesta fraturas devemos ressaltar que mais importante que o tratamento é a prevenção, com a abordagem adequada da osteoporose.