Vertebroplastia ajuda a reduzir dor crônica após fraturas na coluna

A vertebroplastia é um procedimento seguro e eficaz que ajuda a reduzir dor crônica em casos de fraturas na coluna. É o que aponta um estudo realizado na Austrália em pacientes com osteoporose, publicado no The Lancet em agosto de 2016.

O estudo

A osteoporose é a doença osteometabólica mais frequente do mundo, sendo que 1,4 milhão de pessoas apresentam algum tipo de fraturas na coluna relacionado. Saiba mais sobre a doença aqui.

O estudo “Segurança e eficácia da vertebroplastia para fraturas por osteoporose aguda” analisou 120 pacientes num período de 6 semanas. Foram inscritas apenas pessoas que apresentavam nível de dor acima de 7, em uma escala de 1 a 10.

Os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido à vertebroplastia e o segundo ao procedimento placebo.

Como é feita a vertebroplastia

A vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de um cimento ortopédico dentro do corpo vertebral. O material é guiado por radioscopia (utilizando aparelhos de RX) no interior do osso até a região que deve ser reparada.

O procedimento é indicado em preenchimento de falhas ósseas causadas pro fraturas, osteoporose ou tumores, oferecendo estabilidade para a vértebra e controlando a dor no paciente. Saiba mais sobre a vertebroplastia aqui.

Resultados

Após 14 dias de tratamento e análise, 23% dos pacientes do primeiro grupo (vertebroplastia) classificaram o nível de dor menor que 4. Já no segundo grupo (procedimento placebo), mais da metade dos pacientes ainda apresentaram dor aguda mesmo após o tratamento. Outro ponto de destaque é que a vertebroplastia pode diminuir o tempo de internação do paciente.

A importância do estudo e dos resultados analisados é que, pela primeira vez, a vertebroplastia demonstrou ser um tratamento seguro e eficaz para pacientes com osteoporose. Ainda, confirmou o fato de que o procedimento não está relacionado a futuros problemas na coluna, como apontava outros artigos.