Osteoporose

A osteoporose é a doença osteometabólica mais frequente do planeta. Trata-se do enfraquecimento do ossos, que se tornam mais susceptíveis a fraturas. A principal causa da osteoporose é o envelhecimento natural do esqueleto. Mas existem outras doenças que podem levar a pessoa a desenvolver osteoporose, de forma, que antes de iniciar qualquer tratamento deve haver uma avaliação detalhada do metabolismo ósseo e o rastreamento de outras doenças que comumente estão associadas com osteoporose.

O aparecimento da osteoporose é mais precoce e mais marcante nas mulheres após o período da menopausa. Nesta fase da vida da mulher ocorre uma queda abrupta dos hormônios que ajudam na manutenção da massa óssea. Apesar da osteoporose não se apresentar desta forma marcante nos homens, ela também vai ocorrer, mas de uma forma mais tardia e mais gradual. Assim, todos nós devemos agir de forma preventiva deste a infância, período que se inicia a formação das reservas ósseas, realizando exercícios físicos regulares, exposição ao sol para obter níveis adequados de vitamina D e consumindo alimentos ricos em cálcio.

A osteoporose é uma doença silenciosa, raramente apresentando sintomas ou queixas, apesar de ser associada, de forma pouco precisa, à dor óssea, creditada a presença de microfraturas. A maior parte das vezes o primeiro sintoma doença é uma fratura, algumas vezes grave como as fraturas do quadril, que podem levar à óbito 30% dos pacientes. Isto pode ocorrer porque os pacientes idosos com osteoporose podem ser portadores de diversas outras doenças, que trazem grande risco para cirurgias de grande porte como a prótese de quadril, geralmente realizada em caráter de urgência. Na coluna vertebral a maior parte das fraturas costumam ser pouco dolorosas, podendo em até 2/3 dos casos ocorrerem sem nenhuma queixa ou dor. Esses casos não exigem nenhum tipo de intervenção, mas podem levar a deformidade progressiva da coluna em cifose e causar restrição progressiva da respiração. Em alguns casos essas fraturas podem não ser tão indolentes e se apresentarem muito dolorosas e limitantes, e não responsivas ao tratamento conservador com repouso e uso de coletes e cintas. Para estes casos diversos tratamentos cirúrgicos tem sido desenvolvidos. Entre esses tratamentos estão a vertebroplastia e a cifoplastia, que na maior parte das vezes não necessitam de internação e podem ser feitos sob anestesia local.

Vivemos em uma época em que o envelhecimento da população é uma realidade, com grande parte das pessoas chegando ativas e saudáveis aos 90 ou 100 anos de idade, faixa etária onde a osteoporose acomete praticamente a todos em um grau maior ou menor. Para aproveitarmos a longevidade de forma plena e saudável, devemos investir desde sempre em prevenção, com boa alimentação e atividades físicas regulares e buscar acompanhamento médico para tratar aquilo que não pudermos prevenir apenas com bom hábitos de vida.