Sua postura ao levantar peso pode gerar dor ciática

Se o título da notícia leva a entender que apenas sua postura ao levantar peso em uma academia pode gerar a dor ciática, acredite, não é esse o caso. Um peso de academia, uma caixa de documentos do escritório, uma cadeira que deve sair do quarto para a cozinha. Todas essas situações estão sujeitas à dor ciática. Como carregamos peso o tempo todo, a ação se torna praticamente automática, e é aí onde mora o perigo.

Sem grandes considerações quanto à maneira de se carregar um objeto pesado, muitas pessoas ignoram os impactos à coluna. Dessa forma, estamos sujeitos a vários problemas na região das costas, sendo uma delas a dor ciática. Para evitar que você passe por complicações desnecessárias, é importante entender como essa dor ocorre, qual é a relação entre o peso e a dor e o que pode ser feito para evitá-la.

Em linhas gerais, se você carrega peso de forma incorreta, problemas na coluna poderão surgir. Essa é uma ideia tão divulgada no mundo da saúde que quase beira ao senso comum. Contudo, vamos entender com maior embasamento de que forma a postura incorreta contribui para problemas na sua ciática.

 

A relação entre dor ciática e peso

O nervo ciático é um conjunto de cinco nervos que se originam da lombar (parte inferior das costas) até a região das pernas. Geralmente, a dor ocorre quando uma hérnia de disco ou osteófitos (bicos de papagaio) pressionam o nervo. Normalmente ela é sentida em apenas um dos lados do corpo, como em uma das pernas, por exemplo. Trata-se de uma doença bem comum no Brasil. São mais de 2 milhões de casos por ano, afetando principalmente adultos entre 41 a 60 anos.

O disco herniado tende a vazar um líquido gelatinoso. Trata-se de um material repleto de proteínas inflamatórias, o que agrava a condição. A relação entre a dor ciática e o carregamento de peso do dia a dia está justamente no fato de que o trabalho físico intenso sem os devidos cuidados causa a hérnia de disco. Caso esse líquido inflamatório entre em contato com o nervo ciático, a dor ocorre.

 

O que fazer para evitar?

Para evitar problemas no seu nervo ciático, é preciso se prevenir contra as hérnias de disco. É sempre bom evitar situações em que você coloca sua coluna em risco. Logo, sempre busque pela opção em que você não precisa carregar objetos pesados. Caso isso não seja possível, se atente a sua postura.

Mantenha seu peito rígido para evitar que suas costas se movimentem desnecessariamente. Não é sua coluna que deve se movimentar, mas sim seu quadril, então concentre toda sua movimentação nele. Tente também deixar os objetos próximos a seu copo, para diminuir o seu braço de alavanca e, consequentemente, a pressão nas costas.

A prática de atividades físicas como pilates e musculação são muito úteis nestas situações. A presença de professores de educação física e fisioterapeutas, bem formados, são fundamentais para o treino dos gestos e posturas, assim como para quantificar o peso que é tolerado, sem lesão, em cada exercício. A transposição deste treinamento para o dia a dia é um forte instrumento de prevenção das dores lombares e ciáticas.

E claro, caso você já esteja sentindo dores na coluna, não hesite em consultar um médico. Analgésicos ajudam no combate a dor, mas não solucionam o problema em si. Com um tratamento médico adequado, é possível solucionar ou amenizar grande parte dos problemas da coluna, aumentando consideravelmente sua qualidade de vida.

Deixe um comentário

vinte − 1 =