Gelo ou calor para aliviar a dor nas costas

Dores na coluna podem ser constantes e insuportáveis. Além disso, elas possuem as mais diversas origens. A dor nas costas pode surgir a partir do excesso de peso nas costas ao longo do tempo, acidentes, assim como há a possibilidade de ter causas muito mais profundas e complexas, como é o caso das dores crônicas.

Bom, independente da forma com a qual a dor se apresenta, não há como negar os impactos do desconforto. Analgésicos podem cumprir com o papel de reduzir a sensação de dor, mas além do custo, é preciso se atentar para seu uso excessivo e se eles são realmente recomendados. Também há a questão da prescrição: alguns remédios que aliviam a dor necessitam de prescrição médica para serem utilizados.

Diante desse cenário, muitas pessoas procuram formas alternativas de combate à dor, como a aplicação de compressas geladas ou quentes. Apesar de serem técnicas comuns, será que usar gelo ou calor para aliviar a dor nas costas é recomendado?

 

Use gelo para a dor nas costas, mas com cuidado!

Para resumir a história, o uso de compressas de gelo ou de calor não trazem malefícios para as costas, desde que aplicadas com moderação. Enquanto o gelo contribui para reduzir inflamação, o calor acelera o processo de cicatrização. Apesar de serem técnicas naturais e eficazes, é preciso ter atenção em alguns detalhes, pois o uso constante e indevido desse método pode intensificar a dor.

Em primeiro lugar, para o caso de compressas geladas, não aplique gelo diretamente sobre a pele. O contato pode gerar queimaduras devido à grande diferença de temperatura, assim intensificando a dor nas costas. Toalhas podem ser usadas para evitar o contato direto e assim prevenir esse problema.

Além disso, atenção ao tempo de aplicação. Não aplique gelo por mais de 20 minutos. Intervalos são essenciais para garantir a eficácia do método e evitar queimaduras. Você pode aplicar o gelo entre 8 e 10 vezes durante o dia sem complicações. Além disso, lembre-se que o gelo tem maior eficácia apenas nas primeiras 72 horas após o ferimento, por ser esse o período em que o inchaço está intensificado.

 

Calor também ajuda!

O calor também contribui com a inibição da dor nas costas, além de ter uma vantagem sobre o gelo: é mais confortável para a aplicação com maior sensação de relaxamento. O risco de queimaduras também existe para esse método e o mesmo não é recomendado para pessoas diabéticas ou com ferimentos abertos. Caso esse seja seu caso, a terapia de gelo é uma solução mais segura.

Antes de mais nada, passe longe do secador de cabelo! Mesmo em sua menor potência, há o risco de queimaduras. Banhos quentes e líquidos aquecidos são algumas escolhas mais seguras de aplicação, mas também é preciso se atentar para a temperatura. Ela deve estar aquecida o suficiente para gerar conforto, porém fria o bastante para não irritar a pele.

 

Posso usar gelo e calor para aliviar dor crônica?

Caso você sofra de dor crônica nas costas, o uso de gelo e calor pode ajudar, mas não é uma garantia. A eficácia varia de acordo com o tipo de dor, local e intensidade, logo faça o teste com cada um dos métodos para ver qual tem mais eficácia. Você pode, inclusive, combinar frio e calor ao longo do dia em busca de resultados melhores. Como não há resposta definitiva, apenas a tentativa e erro responderão se o uso de compressas geladas ou quentes pode lhe ajudar.

 

É preciso alertar que dores intensas e constantes devem ter auxílio médico. O uso de compressas de gelo e calor auxiliam no combate à dor, mas não são soluções definitivas para problemas na coluna. Assim, para dores crônicas e/ou intensas, procure um médico para identificar corretamente seu problema e indicar o melhor tratamento possível.

Deixe um comentário

quatro × 1 =