Parece que mais um medicamento popular teve sua eficácia em cheque quanto ao combate às dores nas costas. Em 2014, foi confirmado que o paracetamol tem os mesmos efeitos que o placebo para esse tipo de dor, ou seja, meramente psicológico. Agora, o remédio da vez é o ibuprofeno.
Para quem não conhece, o medicamento é um anti-inflamatório não esteroide (AINE) que age contra febre, dores e inflamações. Ao contrário do paracetamol, a substância contribui fisicamente no combate às dores nas costas, porém o efeito é pequeno e são várias as contraindicações.
Contraindicações para o Ibuprofeno
Foi feito um experimento no Instituto de Saúde Global (Austrália) com um grande grupo de pessoas para testar a efetividade do produto. As mais de 6 mil pessoas que usaram o medicamento apresentaram 2,5 vezes mais chances de desenvolver sérios problemas gastrointestinais, como úlceras e sangramentos.
O estudo ainda comprova que os benefícios do Ibuprofeno para a dor nas costas são muito pequenos para serem considerados clinicamente relevantes. Tendo em vista esse cenário, trata-se de um remédio com quase nenhum benefício e sérios efeitos colaterais. Ou seja, é certo dizer que seu uso deve ser evitado a todo custo para esse fim.
Outras alternativas
Ibuprofeno e paracetamol não são as únicas opções para dores na coluna. Existe um conjunto de anti-inflamatórios e relaxantes musculares que contribuem para o alívio do incômodo. É preciso destacar, contudo, que para grande parte dos casos a dor se resolve por conta própria.
Para dores leves e eventuais, deixar a coluna fazer seu próprio serviço é uma solução que, apesar de não ser instantânea, evita o abuso de substâncias. Contudo, caso a dor seja aguda, profissionais capacitados devem ser consultados, geralmente em serviços de pronto atendimento, para receber o diagnóstico e iniciar de forma mais precoce o tratamento adequado. Essa conduta costuma abreviar o tempo de sofrimento e afasta os diversos riscos da automedicação.
Não se esqueça que essas dores podem ter causas muito além da simples dor passageira. A hérnia de disco e a osteoporose são apenas alguns dos vários exemplos de doenças na região da coluna. Então sempre que houver a suspeita, procure um médico especialista.