Dor na região da coluna é um problema sério. No Brasil, ela é a principal causa de afastamentos no trabalho e a segunda maior causa de aposentadorias por invalidez. São quase 160 mil licenças por ano.
Apesar de ser uma consequência frequente, a invalidez não é único possível resultado de dores nas costas. Em um estudo recente publicado pelo European Journal of Pain, pessoas de 70 anos ou mais que sofrem de dores nas costas ou no pescoço possuem 13% mais chances de morte do que as que não passam por essas aflições.
Dor nas Costas x Morte: entenda a pesquisa
Ao contrário do que os dados isolados podem levar a entender, a causa da morte para esses casos não é, necessariamente, a dor nas costas. O que foi constatado é que dores nas costas e pescoço podem ser indicadores de outras doenças que podem levar ao óbito. Em outras palavras, ela é na realidade uma causa indireta de morte.
No estudo, os pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) analisaram mais de 4 mil gêmeos com idade próxima a 70 anos que vivem na Dinamarca. Foi perguntado se eles sentiam dores nas costas ou no pescoço.
Após nove anos de acompanhamento, foi constatado que os que responderam que sentiam as dores estavam mais sujeitos a sérios problemas de saúde fatais. Sedentarismo, depressão e obesidade são algumas das possíveis consequências associadas às dores na coluna que podem levar a uma série de condições fatais, como o infarto e o suicídio.
Apesar disso, ao incluir mais algumas variáveis na análise, como as habilidades físicas dos indivíduos e sintomas de depressão, os resultados passaram a ter menor relevância. O estudo concluiu que a dor na coluna não causa necessariamente a morte, mas é o indício de uma saúde danificada.
O que fazer para fugir da estatística?
A dor prolongada na região da coluna não precisa ser uma sentença de morte. Para escapar da estatística, procure atendimento médico especializado para determinar as causas de sua dor e os possíveis tratamentos.
Além de tudo, dores prolongadas podem significar problemas muitas vezes fatais, como é o caso de tumores na coluna e metástases da coluna. A dor está intimamente relacionada à sua saúde física e emocional, então é de extrema importância não ignorar os sintomas e buscar auxílio o quanto antes.