Coluna e a postura correta na direção

O trânsito é um dos lugares onde passamos por mais estresse e tensão. Por esse motivo, a coluna acaba sofrendo bastante depois de algumas horas na direção. Para evitar dores nas costas e até problemas mais graves, ajustar o banco corretamente e manter a postura adequado ao dirigir é essencial para qualquer motorista.

Saúde e Segurança

Ajustar o banco do carro corretamente é a primeira lição que aprendemos na autoescola. Mais do que conforto, o posicionamento acertado pode evitar acidentes e prevenir problemas de saúde. Isto porque, na posição adequada, o motorista consegue desviar agilmente de um buraco ou evitar um atropelamento. Também temos a garantia de que o cinto de segurança vai funcionar com eficácia numa colisão. Sentar corretamente auxilia na redução do cansaço do corpo e dores musculares.

Assim, por mais que a postura acertada, a princípio, não pareça tão confortável, é primordial que tentemos mantê-la ao volante.

Ajustando o assento

Se o assento de seu carro for ajustável, evite deixá-lo muito alto. O ideal é que existam pelo menos 3 dedos de distância entre o banco e os joelhos. Isso evita a compressão de nervos e veias que podem comprometer a circulação.

Em relação a distância do painel, o condutor deve apertar a embreagem até o fundo sem afastar as costas do encosto. Nesta posição, os joelhos devem ficar levemente flexionados. Quando os pés não estiverem nos pedais, devem estar com a planta inteiramente no chão.

Encosto na posição correta

O encosto do banco do condutor deve estar em um ângulo entre 95º e 110º graus de inclinação. Se o encosto estiver muito deitado, o corpo ficará apoiado sobre o sacro e o cóccix, quando deveria estar sobre os ísquios. Esta postura pode levar a hérnia de disco e dor no cóccix. O motorista também estará mais suscetível em caso de colisões, pois o banco não absorverá o impacto do efeito chicote.

Por outro lado, se o encosto ficar muito reto, o motorista sentirá dores na coluna dorsal e cervical, causadas pela tensão muscular.

O encosto de cabeça deve ser ajustado de acordo com a altura do condutor, devendo regular com a altura dos olhos, dando base de sustentação para o pescoço.

Volante

A direção não deve tampar o painel. Todas as informações devem estar a vista do motorista. Outra coisa importante é que o volante não esteja colado as pernas do condutor, deve ter à distância de, pelo menos, um punho. As mãos devem ser colocadas na parte superior da direção, correspondentes aos ponteiros de um relógio apontando 10h10 ou 09h15. Os braços precisam fazer um ângulo próximo a 120º graus. Se possível, tenha apoio para os braços.

Estas dicas não são fórmulas prontas. A combinação dessas posturas pode oferecer a posição ideal. Lembre-se também que, em viagens longas, é necessário fazer pausas para alongar e modificar a posição do condutor. O cinto de segurança deve estar confortável, porém firme, para não machucar o motorista. O passageiro também deve ter cuidados com o ajuste do banco para evitar problemas de coluna.

Deixe um comentário

dois + 17 =