Métodos alternativos para combater dores nas costas

Quem nunca sentiu dores nas costas que atire a primeira pedra. A postura incorreta em frente ao computador, o excesso de peso na academia e até mesmo uma noite mal dormida podem acarretar em desconforto no dia seguinte. Felizmente, é possível se prevenir das dores nas costas e até mesmo reduzir os desconfortos existentes através de alguns métodos alternativos.

Antes de mais nada, é preciso afirmar que o foco desta matéria é explicar algumas das técnicas capazes de reduzir, sem o uso de remédios, as dores eventuais. Os métodos também contribuem para aliviar dores crônicas e os desconfortos causados por doenças, como a hérnia de disco e a estenose de canal. Contudo, é importante que os casos anteriores tenham o acompanhamento médico e continuem fazendo o uso de medicação.

Método Alternativo #1: Exercícios físicos

Exercícios físicos são companheiros de longa data da saúde humana. É comum associarmos exercícios ao combate ao sedentarismo e obesidade, além de prevenir problemas cardíacos. Outra vantagem, nem tão conhecida, está na prevenção e combate de dores nas costas. Trata-se de um eficaz método alternativo.

Os exercícios que mais contribuem para esse fim são os focados na região do core (músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril), como os presentes na prática de pilates e ioga. Exercícios de academia também ajudam, contanto que contribuam para melhorar a flexibilidade e estabilidade da coluna e não usem pesos excessivos.

Não se esqueça de relaxamentos e massagens. Muitas vezes, a dor tem como origem o estresse e a tensão, por isso busque praticar o relaxamento.

Método Alternativo #2: Alimentação

Como dizem comumente, você é o que você come. Por isso, a alimentação saudável é um importante método alternativo para as dores nas costas. Busque consumir alimentos ricos em magnésio, pois melhoram a função muscular. Peixes, batata, couve, aveia e banana são apenas algumas das possibilidades.

Ômega 3 e Vitamina C também são grandes aliados de uma coluna saudável. Para o Ômega 3, peixes, como o salmão e o atum, e grãos, como as sementes de chia e de linhaça, são alguns exemplos. Já para a vitamina C, temos o tomate, a manga, a laranja e o brócolis como protagonistas.

Outro detalhe importante está na hidratação. A água é fundamental para evitar a desidratação crônica, que pode causar a dor e a rigidez nas articulações e discos da coluna. A alimentação saudável também é uma aliada contra a obesidade, fator de risco indiscutível de lombalgia crônica.

Método Alternativo #3: Postura

Por fim, o último método alternativo consiste em cuidados na coluna. São as pequenas coisas do dia a dia que poderão fazer a diferença para uma coluna saudável. Por isso, atenção em algumas dicas.

Tenha cuidado com a sua postura ao se sentar na cadeira. Evite deitar sobre o apoio do banco, por forçar a coluna. Ao levantar peso, certifique-se de jogar toda pressão para a região dos quadris, não da coluna. Evite também bolsas e mochilas pesadas.

Por fim, cuidado com algumas vestimentas. Calças apertadas devem ser evitadas quando possível, já que seu uso contínuo está relacionado às dores nas costas. Saltos altos também não devem ser usados o tempo todo, tendo em vista que calçados com mais de 2 cm não fornecem suporte à coluna.

Deixe um comentário

9 − 8 =