Considerada o eixo do corpo, a coluna vertebral é responsável pela proteção da medula espinhal. Esta, por sua vez, é a extensão do sistema nervoso central e tem as funções de condução nervosa e controle de algumas funções automáticas e reflexos do corpo, assim como da modulação da dor.
Por estar ligada a todas as terminações nervosas do corpo, os problemas na coluna vertebral podem causar dores e incômodos em órgãos não diretamente ligados a ela. Inversamente, doenças em outras partes do corpo podem causar dores na coluna. Essas dores podem ser erroneamente diagnosticadas e demorar muito tempo para ser sanadas. Por este e outros motivos, é importante conhecer e estar atentos a anatomia da coluna e sua ligação com outros órgãos.
A anatomia da coluna
Em termos bem simples, a coluna divide-se em cervical, torácica e lombar. Cada uma dessas áreas é ligada a outros órgãos do corpo. Por exemplo, as sete vértebras da coluna cervical estão ligadas algumas estruturas do crânio, ombros e braços. Já a coluna torácica, além de proteger o pulmão e estar ligada as costelas e ao esterno, pode estar associada a queixas abdominais. Coração, grandes vasos sanguíneos como a aorta, pulmão, vesícula, fígado, estômago, baço, rins, uretra, glândulas adrenal e supraneural e intestinos também estão ligados à torácica. Por fim, a coluna lombar está ligada aos membros inferiores e à órgãos como o intestino, órgãos sexuais, nervo ciático e músculos da região lombar.
Essa explicação rápida demonstra que tudo em nosso corpo passa pela coluna. Assim como dores nessa região podem gerar doenças em outras áreas, dores em outras áreas podem ser causadas por inflamações e outras doenças de coluna.
Cabeça
Muitas dores de cabeça frequentes são fruto de alterações da coluna. Especialmente se as dores aparecem ou se agravam em situações de estresse, posturas inadequadas, esforço físico e ansiedade, é interessante investigar problemas de coluna antes de um diagnóstico definitivo.
Pernas
Dormências na perna, dificuldade para se locomover ou se manter de pé podem ser sinal de graves problema de coluna. Alterações da sensibilidade das pernas ou dificuldade para realizar tarefas de pé ou caminhando merecem avaliação mais detalhada da coluna, em especial da região lombar.
Pescoço
A má postura no dia a dia ou escolha errada de colchão e travesseiro podem levar a dores no pescoço. Para melhorar esse incômodo, ajuste corretamente as telas de computador. Escolha cadeiras adequadas e pratique exercícios físicos. Mas se a dor for persistente, não hesite em procurar um especialista.
Braços e ombros
Os ombros e braços são muito prejudicados pelo peso que carregamos nas costas. Bolsas e mochilas pesadas e mal posicionadas podem prejudicar a postura e irradiar dor até os braços. Tome cuidado com a quantidade de peso que você carrega. Lembre-se de alternar a bolsa entre os ombros e dê preferência as mochilas bem reguladas. Dores nos braços acompanhadas de formigamento ou fraqueza podem ser sintomas de hérnias de disco na região cervical.
Outras doenças
Doenças como pedras nos rins, pancreatite, cálculos biliares, síndrome do intestino irritável, artrite, miomas uterinos e cistos ovarianos também podem provocar dor nas costas. É importante relatar todos os sintomas e incômodos quando se reportar ao médico, para chegar a um diagnóstico mais preciso.
A prática de atividades físicas, a postura correta ao sentar e caminhar, prática de alongamentos ao longo do dia são maneiras simples de evitar problemas na coluna que podem afetar outros órgãos. Caso os sintomas persistam, procure um médico para um diagnóstico correto. Quanto mais cedo a doença for corretamente identificada, mais fácil o tratamento e cura.