Saiba como aliviar a dor ciática

A dor ciática faz parte da vida de muitos brasileiros. Trata-se de uma dor que ocorre quando uma hérnia de disco ou osteófitos (bicos de papagaio) pressiona as raízes nervosas que formam o nervo ciático. Para piorar, muitas vezes o disco herniado tende a expor o material gelatinoso do seu interior que possui  grande poder inflamatório e agrava a dor.

A postura correta ao carregar peso contribui para diminuir as chances em adquirir esse tipo de dor. Contudo, nem sempre é possível escapar de complicações. Caso você já sofra com a dor ciática, é importante conhecer algumas formas de aliviá-la.

 

Exercícios x descanso: qual o melhor tratamento para dor ciática

Pacientes que sofrem da dor ciática muitas vezes têm dúvidas se o melhor caminho para aliviar é o descanso ou a prática de exercícios terapêuticos. Como são dois tratamentos excludentes, é comum se perguntar qual é o mais eficaz. A reposta para essa pergunta está em ambos.

É recomendado que pacientes descansem, sem necessidade de repouso absoluto e geralmente associado com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, por dois dias após a dor se manifestar, mas após esse período, a inatividade apenas fará com que a dor se agrave. Sem exercícios, os músculos e a estrutura espinhal terão mais dificuldade em sustentar as costas, o que pode gerar dores adicionais. A movimentação contribui para a troca de nutrientes e fluidos entre os discos, mantendo-os saudáveis e reduzindo a pressão do nervo ciático.

 

Como funcionam os exercícios

Os exercícios físicos possuem duas funções: aliviar a dor ciática e prevenir a reincidência da doença. O objetivo desse tópico não é receitar alguns exercícios genéricos que podem não funcionar para o seu caso específico, mas sim ajudar a compreender os tipos de exercícios e o porquê de não serem recomendados em todos os casos.

São vários os tipos de exercícios, que podem variar de acordo com a condição de saúde do paciente e com a origem específica da dor ciática. Apenas com o acompanhamento médico é possível determinar quais são os exercícios que lhe trarão a melhora.

Além do mais, existem casos em que os exercícios não são recomendados. Em situações mais raras, a causa da dor ciática pode ter raízes mais profundas, como tumores, fraturas ou infecções. Para essas situações, tratamentos mais invasivos serão a real solução para o problema.

Os exercícios consistem, principalmente, em alongamentos e exercícios para a estabilização da coluna e pelve. A eficácia dos mesmos depende de tempo e dedicação. Normalmente, os alongamentos devem ser realizados duas vezes ao dia e sempre se atentando à postura e os exercícios de fortalecimento, pelo menos duas vezes por semana.

O melhor caminho para descobrir o tratamento ideal para a sua dor é a partir da consulta médica, então procure por um médico especializado para determinar o que está acontecendo e qual é o melhor curso de ação.

Deixe um comentário

doze − 2 =