Apresentados os sintomas de lesão ou doença da coluna, o paciente deve procurar por um profissional especialista qualificado para o melhor diagnóstico do caso. Definido o problema, médico e paciente iniciam um processo de avaliação para indicar as principais formas de tratamento da lesão.
Durante a consulta, são esclarecidas todas as questões relativas ao procedimento indicado. Em casos de necessidade de uma intervenção cirúrgica, é de total responsabilidade do médico cirurgião alertar sobre os riscos e cuidados relativos ao tratamento.
Atualmente, pacientes têm à disposição técnicas cirúrgicas avançadas para problemas na coluna, inclusive procedimentos minimamente invasivos, com a otimização dos resultados. Mas a cirurgia exige um cuidado especial, até porque se trata de um procedimento de alta complexidade e um pequeno detalhe pode comprometer todo o tratamento.
Responsabilidades do paciente
Assim como o profissional escolhido, o paciente também tem suas responsabilidades. Enquanto que o primeiro é responsável por fornecer as informações de pré e pós operatório, esclarecer todas as dúvidas, alertar sobre os riscos da cirurgia e realizar o procedimento indicado, o paciente deve estar ciente da sua participação para o sucesso do tratamento.
O primeiro passo para tratar a coluna de forma eficiente é escolher um profissional qualificado. Esta é a primeira decisão a ser tomada durante o processo.
Durante a consulta com o médico cirurgião escolhido, após receber todas as informações sobre o tratamento, é fundamental que não reste nenhum tipo de dúvida. Se for o caso, este é o momento para esclarece-las antes de optar pela realização da cirurgia.
Independente do porte do procedimento proposto, deve haver sempre a participação dos familiares mais próximos do paciente no processo de decisão. Esta participação ajuda muito na avaliação da relação risco/benefício e proporciona expectativas mais realistas em relação aos resultados esperados.
Deve existir a consciência de que a cirurgia é uma parte do tratamento. O sucesso ao final depende também do envolvimento do paciente e seus familiares no processo de reabilitação pós operatória, além da adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Consentimento Informado
Por se tratar de um procedimento de alta complexidade, é comum, assim como em outras áreas, que o médico exija o “Consentimento Informado”.
Trata-se de um documento que contém os principais riscos relativos à cirurgia, habilitando o paciente para optar ou não pela realização do procedimento e comprovando o consentimento do mesmo sobre todas as possíveis consequências.
Desta forma, médico e paciente assumem o compromisso visando o melhor tratamento da coluna, cada um ciente de suas responsabilidades.