Nas atividades do dia a dia, é comum as pessoas se concentrarem no que estão fazendo, deixando de lado aspectos relacionados a saúde e bem-estar.
No trabalho, por exemplo, a concentração nas tarefas é ainda maior. E o efeito disso sobre o corpo pode resultar em vários problemas e até mesmo lesões. Principalmente para pessoas que trabalham sentadas por muito tempo e, muitas vezes, não percebem ou não praticam a postura correta no assento.
Para conscientizar o trabalhador e prevenir lesões na coluna, muitas empresas adotam a análise ergonômica no ambiente profissional. A ergonomia é a disciplina que estuda a relação do indivíduo com o meio ambiente. Aplicada ao trabalho, tem como objetivo otimizar o desempenho profissional por meio de ajustes locais e nos instrumentos, oferecendo assim condições de segurança adequadas.
A conscientização na prevenção de lesões na coluna
Desta forma, a ergonomia conscientiza a pessoa a adotar práticas seguras por meio de técnicas de posicionamento adequadas, prevenindo assim problemas de saúde. O conceito pode ser aplicado também nas atividades realizadas em casa, principalmente para assistir televisão ou comer à mesa.
Confira abaixo algumas formas para se prevenir lesões na coluna enquanto trabalha:
- • Tenha um mobiliário bem dimensionado, com acesso adequado ao teclado e ao mouse. Estes acessórios devem estar em suas mãos, não o contrário.
• A tela do computador deve ter a sua borda superior na altura dos olhos, e com proximidade suficiente para não projetar, inadequadamente, a cabeça e o pescoço para frente.
• A cadeira mais adequada para o trabalho é aquela que permite o máximo de adaptações, tanto da altura do assento, do apoio dos braços e a inclinação do encosto. Isto permite a maior individualização da posição de assentar para cada pessoa. Os pés devem estar bem apoiados no chão, assim como com a coluna deve estar confortavelmente apoiada no encosto.
• Ainda em relação à cadeira é importante que ela permita a manutenção da lordose lombar enquanto estivermos assentados. Esta posição diminui a pressão sobre os discos intervertebrais e evita descarga inadequada de peso sobre o cóccix.
• Lembre-se, que mesmo com o melhor posicionamento e o melhor mobiliário, devemos evitar permanecer muito tempo assentados. É indicado realizar pequenos intervalos, frequentes, se possível de hora em hora, para se levantar e realizar pequenas caminhadas e exercícios de alongamento, principalmente se o trabalho exigir longos períodos assentado.