No universo de possibilidades que nosso corpo está sujeito, são diversos os problemas que podemos adquirir ao longo do tempo. Fraturas e dores crônicas são apenas algumas das possibilidades.
O corpo humano consiste em uma série de sistemas que se relacionam. Com isso, existem muitas dores que, apesar de surgirem em um lugar, podem trazer consequências em locais distintos. Basta ver algumas doenças que parecem, mas não são da coluna para ter uma noção.
Tendo em vista a complexidade do nosso corpo, uma dúvida pode surgir: Dores no peito têm alguma relação com a coluna? Para responder essa questão, vamos primeiro ter uma noção básica da dor torácica.
Dores no peito: Além do infarto
Existem dois tipos de dores na região torácica: As cardíacas e as não cardíacas. Como o nome deixa a entender, as dores cardíacas são aquelas intimamente relacionadas ao coração. Não há exemplo melhor que o infarto. O simples estresse físico ou emocional já pode provocar essa condição, principalmente se você fizer parte de alguns grupos de risco (sedentarismo, idade avançada, histórico familiar, obesidade, entre outros). Para esse tipo de dor, a coluna não possui relação.
Existem, contudo, algumas exceções de dores cardíacas que tem a dor na coluna como sintoma. É o caso da angina de peito. Trata-se de um tipo de dor torácica causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração, o que faz o músculo cardíaco não receber oxigênio suficiente. Além das dores nos ombros e braços, um dos sintomas que a doença apresenta é a dor nas costas.
Outro caso de dor cardíaca que tem a dor nas costas como sintoma é a dissecção aórtica. Nela, o revestimento interno da parede da aorta se rasga, enquanto o externo permanece intacto. Ela causa uma repentina e intensa dor nas costas. É preciso ser hospitalizado imediatamente, pois, caso não tratada, a condição pode rapidamente levar à morte.
Dúvidas? Consulte um médico!
Para resumir a história, dores no peito podem ter relação com a coluna, mas não se trata de uma regra. Nem sempre existe uma relação direta entre a dor torácica e problemas na coluna, mas existem casos em que a dor que você sente nas costas pode ser o sintoma para algo muito mais grave.
Lembre-se, alterações dolorosas na coluna não são fatais, já os problemas cardíacos são. Desta forma, ao sentir dores torácicas, devem ser procurados serviços de urgência, com capacidade de atendimento às doenças citadas de forma imediata.
Listamos apenas alguns exemplos em que um problema torácico pode causar a dor nas costas. Existem uma infinidade de doenças que também possuem essa relação. Caso você suspeite que está passando por alguma dessas doenças, consulte um médico imediatamente. Você só terá a certeza se tiver a ajuda de um especialista.