Dor na perna se manifesta de formas diferentes entre indivíduos. Pode ser desde um incômodo ocasional até uma severa dor crônica. A condição ainda pode vir acompanhada de outros sintomas, como a dormência ou sensação de fraqueza do membro.
Para entender melhor o que pode estar acontecendo, separamos algumas causas comuns para esses sintomas. Mas atenção: se você apresenta dor na perna, dormência, ou qualquer sintoma previamente mencionado, consulte um médico especialista o quanto antes para descobrir a causa exata da dor. Nenhum texto é suficiente para autodiagnósticos!
Sua coluna pode ser a causa da dor na perna
Claro, é instintivo pensar que, se você está sentindo dor na perna, a causa é originada na própria perna, certo? Bom, nem sempre esse é o caso. Comumente, a origem da dor está em problemas na coluna.
Uma das causas mais comuns é a chamada dor ciática. O nervo ciático se estende da coluna lombar até os pés, sendo considerado o maior nervo do corpo. Ao estar inflamado, dentro do canal espinhal ou em algum outro local percorrido pelo nervo, pode causar intensa dor.
Outras causas são hérnias de disco ou estreitamento do canal espinhal por alterações degenerativas, desgastes dos discos e articulações. É comum essas dores piorarem com a posição de pé ou durante caminhadas.
Ainda existem outros cenários. Assim como a ciática, a dor na coxa também pode ser causada por problemas na coluna, mas geralmente ocorre em níveis mais altos. Assim, ocorrem problemas não no nervo ciático, mas sim no nervo femoral.
Faça exames na coluna
Como mencionado anteriormente, o acompanhamento médico é essencial. Existem dores que se curam sozinhas, mas não se pode contar com a sorte. Assim, se você vem sentindo dores nas coxas, nas pernas, nos pés ou no tornozelo, que podem ou não estar acompanhados de sensação de dormência ou fraqueza, está na hora de buscar um médico.
Somente ele poderá investigar a origem exata da dor, investigando a coluna, o sistema vascular ou problemas ortopédicos na área das queixas, e assim tratar a sua causa e não apenas atenuar os sintomas.