Muitas pessoas já sentiram, ou irão sentir em algum momento da vida, a famosa dor nas costas. Acredita-se que, somente no Brasil, mais de 27 milhões de pessoas convivem com a dor lombar, que pode apresentar uma variedade de causas, que vão desde a má postura até doenças da coluna. Saiba quais as principais causas da lombalgia.
O que muitas pessoas não sabem, ou confundem, é que muitos tipos de incômodo nas costas não estão relacionadas com problemas na coluna, seja muscular ou ósseo. Por exemplo, o cálculo renal apresenta sintomas que podem ser confundidos com a dor lombar. Muitas vezes, é caracterizado pela cólica renal, uma dor muito forte que normalmente aparece em um dos lados das costas. Em alguns casos, somente o diagnóstico a partir de exames poderá indicar qual o verdadeiro problema do paciente.
Apesar da cólica renal ser um tipo de dor na região das costas, é importante diferenciar as duas condições visando o correto tratamento de cada uma. Confira abaixo algumas informações para facilitar o diagnóstico do problema.
Dor lombar
A dor lombar ocorre desde a região abaixo das últimas costelas até a região dos glúteos, sendo a coluna a principal causa dos problemas. Está ligada a estruturas articulares, discos vertebrais e músculos na região lombar e apresenta um diagnóstico muito impreciso quanto à sua causa.
Em alguns casos, é possível descobrir a origem da dor lombar a partir do histórico do paciente. A dor de origem músculo esquelética tende a aparecer ou piorar com o movimento da coluna, principalmente com sobrecargas. Em outros, pode ser necessária a realização de exames para o correto diagnóstico.
Grande parte das lombalgias se resolve de forma conservadora, com repouso, atividades de fortalecimento e medicamentos para controle da dor. Casos mais graves podem exigir o tratamento cirúrgico, e somente a partir da consulta com o médico ortopedista será indicada a opção mais adequada para o paciente. Conheça outras características da lombalgia.
Cálculo renal
A dor causada por cálculo renal é unilateral (em um dos lados das costas) e aparece repentinamente. É uma dor muito forte que vai piorando com o tempo, impossibilitando o paciente até de realizar alguns tipos de movimento, apesar de não necessariamente piorar com a movimentação. Casos mais graves podem causar obstrução e perda irreversível do rim, além do risco de morte.
Outro sintoma comum do cálculo é a alteração da coloração da urina, devido a presença de sangue. Irradiação da dor para outras partes, como por exemplo a virilha, também pode acontecer.
Apresentados os sintomas, o paciente deve procurar um médico especialista (urologista) para o correto diagnóstico e tratamento.