A dor lombar apresenta uma taxa de incidência preocupante, atingindo 80% das pessoas. Pode afetar diretamente o nosso rendimento ao longo do dia. Inclusive, segundo dados do INSS, é a principal causa de afastamento no trabalho entre os brasileiros, com mais de 24 mil casos somente no primeiro trimestre deste ano.
A maioria dos casos é caracterizada por um desconforto na região lombar, que vai desde abaixo das costelas até os glúteos. Alguns quadros são mais intensos, o que pode exigir até mesmo o tratamento com intervenção cirúrgica.
A principal causa da dor lombar está relacionada com a postura (veja outras causas aqui), principalmente ao assentar. No trabalho, onde costumamos passar grande parte do dia em uma mesma posição, começamos a sentir o desconforto à medida que aumenta a pressão dos discos intervertebrais. A longo prazo, a dor lombar pode evoluir para casos crônicos.
Homens estão mais propensos à dor lombar
De acordo com um estudo holandês, 10% das pessoas apresentam a dor lombar crônica. No ambiente do trabalho, apontou que homens estão mais propensos a desenvolver a lombalgia em função do tipo de atividade exercida.
Trabalhos que envolvem o levantamento de peso, como por exemplo construção civil, estão entre os principais causadores de lesões na coluna no âmbito profissional. Se realizados de maneira inadequada, representam uma grande sobrecarga muscular na região lombar, causando dor ou desconforto.
Como prevenir a dor lombar?
Além de realizar atividades de fortalecimento da musculatura lombar, você deve estar atento ao seu comportamento ao longo da jornada de trabalho. Não ficar na mesma posição por muito tempo ajuda a prevenir a dor lombar.
Se você tem o hábito de ficar muito tempo assentado, levante-se com mais frequência e caminhe pelo ambiente por um tempo. Fazer pequenas pausas para alongamento também ajuda a fortalecer a musculatura. Se o seu trabalho envolve carregar peso, esteja atento à postura correta e evite grandes sobrecargas.
Para conscientizar o trabalhador e prevenir problemas do tipo, muitas empresas estão adotando também a ergonomia no ambiente profissional. A prática tem como objetivo otimizar o desempenho do trabalhador, oferecendo condições de segurança adequadas e qualidade de vida. Saiba mais sobre a ergonomia para a prevenção de lesões na coluna.