Nem tudo é o que parece ser. Aquela dor nas costas que você sentiu? Muitas vezes não é culpa da coluna, mas sim de outro componente de seu corpo que, de primeira vista, não possui relação nenhuma. Claro, em grande parte das doenças, a dor pode significar um problema na própria região, mas existem casos em que dores na coluna são consequência de algo totalmente diferente.
Antes de mais nada, é importante destacar que o objetivo dessa matéria é desmistificar a ideia de que dores localizadas, especialmente na coluna, sempre serão resultados de problemas exclusivos da região. Para isso, serão citadas algumas doenças que, apesar de ter a dor na coluna como sintoma, são causados por outros fatores. Só não se esqueça: se você sente dores nas costas, o melhor caminho é procurar um médico para determinar a causa. Matérias da internet jamais serão base para auto diagnósticos!
Doenças que parecem da coluna, mas não são
Você sabe o que é cálculo renal? Comumente chamado de “pedra nos rins”, ele consiste em uma massa sólida, formada de pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto no rim quanto em outros órgãos da região urinária.
Acontece que, em alguns casos, a presença de pedras em um dos rins ou nas vias urinárias causa intensas dores lombares. A dor é intensa e independe de movimentos do tronco. Inclusive, essa é uma característica que a difere da clássica dor causada pela coluna: Enquanto para problemas da coluna o movimento intensifica a dor, no cálculo renal esse fator não é determinante para mais ou menos dor. Conheça as diferenças entre a dor lombar e o cálculo renal.
E essa não é a única doença na região que pode causar problemas na coluna. A pielonefrite consiste em um tipo de infecção urinária que atinge a pelve do rim. Ela afeta quase todas as estruturas e é causada por uma infecção bacteriana. Um de seus principais sintomas é, justamente, a dor na coluna.
Mente aberta
O cérebro humano é um componente incrível. Ele controla desde seus pensamentos mais profundos até o simples respirar, desde o mais complexo movimento de seu corpo até as ações de suas células. Apesar de ser de fácil entendimento sua relação com todos os outros órgãos, muitos não acreditam que uma de suas doenças mais comuns pode possuir relação direta com dores nas costas: a depressão.
Sim, depressão e dores nas costas podem caminhar juntos. O paciente que passa por essa doença comumente apresenta um menor desempenho nas atividades da serotonina, da noradrenalina e da dopamina, neurotransmissores essenciais para a regulação do humor. Acontece que quando eles não funcionam como deveriam, dificultam a comunicação de mensagens químicas para todo o corpo e, em um efeito cascata, podem prejudicar a parte responsável por inibir dores na coluna.
Essa foi apenas uma pequena amostra das diversas possibilidades de doenças que parecem ser da coluna, mas não são. Infecções respiratórias, fraqueza nos ossos e até mesmo estresse podem ser os reais motivos de sua dor. Por isso o uso de analgésicos para dores constantes, sem acompanhamento médico, é tão perigoso. Seu corpo pode estar mandando um sinal de socorro, então procure um médico para descobrir o que está acontecendo.