A hérnia de disco é caracterizada por dor irradiada para coxas, pernas e pés a partir da lesão do disco intervertebral, seguido do deslocamento de sua porção mais interna, o núcleo pulposo. É uma das principais causas da dor ciática, provocando também alterações neurológicas, fraqueza muscular, e formigamento.
Acomete, principalmente, pessoas entre 30 e 50 anos. Além disso, estudos indicam que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresentam alguma forma assintomática do problema.
Os principais sintomas estão relacionados à dor, que pode ser de intensidade leve, moderada ou forte, na área em que a raiz nervosa foi comprimida. Em alguns casos, a hérnia é assintomática.
O diagnóstico é realizado principalmente pela história e pela avaliação física e comprovado por meio de exames, sendo o mais específico a ressonância magnética, com o objetivo de determinar a gravidade da lesão e sua localização na coluna.
Diagnosticado o problema, o paciente é encaminhado para os possíveis tipos de tratamento. A grande maioria dos casos é feita de forma conservadora, por meio de repouso, medicamentos e atividades de reforço muscular. Já casos mais graves podem exigir uma intervenção cirúrgica, que vai desde injeções espinhais até cirurgias, mas com a utilização cada vez mais frequente de métodos percutâneos (pequenas incisões ou agulhas) menos agressivos, mais seguros e efetivos para o paciente.
Dicas para prevenir a hérnia de disco
- Pratique exercícios físicos regularmente. Além de fazer bem para a saúde em geral, você fortalece os músculos, evitando assim dores e lesões. Trabalhe principalmente a região lombar e abdominal para oferecer o apoio ideal para a coluna. A prática de atividades físicas deve ser sempre acompanhada de um profissional especialista.
- Evite o excesso de cigarros e bebidas alcoólicas. Além de favorecer o ganho de peso, sendo este outro fator de risco para a hérnia de disco, especialistas acreditam que essas substâncias prejudicam a saúde da coluna ao restringir o fluxo de sangue para os discos intervertebrais.
- Mantenha a postura correta, sentado ou em pé. Se você trabalha com computadores, evite ficar sentado por muito tempo e esteja atento à posição da tela em relação à sua visão. Além de causar estresse, uma postura inadequada pode levar a vários problemas na coluna, inclusive a hérnia de disco.
- Após a realização de uma cirurgia da coluna, siga corretamente as orientações do médico especialista para evitar o surgimento de um novo problema.