Doenças da coluna podem exigir inúmeros tipos de tratamento, inclusive intervenções cirúrgicas. Atualmente, contamos com procedimentos minimamente invasivos, com a otimização dos resultados para o paciente.
Porém, mesmo diante das técnicas atuais, a cirurgia da coluna exige um cuidado especial, tanto por parte do médico quanto do paciente. Trata-se de uma intervenção complexa e de alto risco, com a necessidade de manipulação de estruturas delicadas do sistema nervoso. E a opção por um médico cirurgião de qualidade pode ser fundamental para o sucesso do tratamento.
Confira abaixo algumas dicas para escolher o melhor médico para cirurgia de coluna.
Pesquisa
O primeiro passo para a escolha do profissional responsável pela sua cirurgia é pesquisar. Pesquise por médicos que atuam em sua cidade ou região. Em sua busca, inclua a formação e especialização do profissional, as credenciais do médico e sua experiência na área. Participações em congressos e palestras também podem ajudar a qualificá-lo para a cirurgia.
Mais do que isso, procure por referências. A internet pode oferecer uma grande quantidade de informações, mas a experiência de outros pacientes com o médico também deve ser levada em consideração.
Especialidade
Médicos ortopedistas estão aptos a oferecer vários tipos de tratamentos para doenças da coluna. Mas se for diagnosticada a real necessidade de uma intervenção cirúrgica, você deve procurar por um especialista.
Além das especializações em ortopedia e traumatologia, um médico especialista em cirurgia da coluna pode ser diferencial para o melhor tratamento de uma doença, sendo este um outro fator para você buscar em sua pesquisa.
Consulta
Definido o profissional para sua cirurgia, o próximo passo é a consulta pré-operatória. Este é o momento para você tirar todas as suas dúvidas sobre o tratamento e as qualificações do médico cirurgião.
Aqui, são definidas as principais opções cirúrgicas, riscos, tempo de cirurgia, de recuperação e orientações para o pós-operatório.
E se mesmo após todo o processo você ainda tiver dúvidas quanto ao profissional, uma nova pesquisa deve ser realizada. A cirurgia da coluna requer o mínimo de erros, e uma decisão errada, inclusive na escolha do médico cirurgião, pode comprometer todo o tratamento.