O sedentarismo é uma condição que pode afetar a saúde humana de diversas formas. De acordo com o estudo Sitting Time and All-Cause Mortality Risk, realizado na Austrália em 2012, este mau hábito na rotina de muitas pessoas não só provoca doenças, como também pode encurtar a vida.
Normalmente, a condição é caracterizada pela falta de atividades físicas. Mas outros tipos de comportamento podem apresentar as mesmas consequências do sedentarismo. Permanecer sentado por muito tempo, principalmente no trabalho, falta de disposição para as atividades do dia a dia e pouco gasto calórico são outros indícios de uma vida sedentária.
Dentre as principais consequências do sedentarismo, destaque para o risco de doenças, lesões e a morte prematura. Atualmente, é considerado um dos principais problemas de saúde pública mundial. E o combate a este hábito deve ser estimulado entre a população, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Dicas importantes para sair do sedentarismo
A principal forma recomendada pelos especialistas para combater o sedentarismo é a prática de atividades físicas regulares. Mas se você não está acostumado com uma rotina mais saudável, outros tipos de exercícios também podem ajudar. E o mais importante, a mudança deve ser gradual, principalmente para adaptar o seu organismo e evitar lesões (ocorrem em articulações e na região lombar) e outros problemas de saúde.
Antes de iniciar suas atividades, procure por um médico especialista para acompanhar a sua nova rotina. O acompanhamento profissional é necessário para realizar as avaliações físicas e indicar qual tipo de atividade você deve praticar.
Normalmente, pessoas sedentárias começam com pequenas caminhadas, alongamentos ou até exercícios simples em sua rotina diária. Arrumar a casa, subir escadas, evitar ficar sentado por muito tempo são exemplos que ajudam a sair do sedentarismo. E aos poucos, você pode aumentar o ritmo e praticar atividades mais pesadas, inclusive esportes.
Para facilitar na adaptação, a opção deve ser por um hábito prazeroso, aquele que vai estimular uma rotina mais saudável. Desta forma, você evita todos os problemas causados pelo sedentarismo e, mais do que isso, promove o bem-estar em sua vida.