O melhor colchão para a saúde da coluna

Uma noite mal dormida pode afetar diretamente o rendimento durante o dia, causando cansaço e até dores no corpo. O ideal é passarmos um terço do dia na cama, sendo este o momento para repor as energias. Além disso, a hora do sono deve ser aproveitada para recuperar a coluna, que se desgasta ao longo do dia com os movimentos que realizamos e os impactos que o nosso corpo recebe. E já que passamos uma boa parte do dia dormindo, um bom colchão é necessário para manter a boa saúde da coluna. Mas como podemos ter um sono tranquilo e, principalmente, restaurador?

Para começar, o melhor colchão é aquele que oferece o maior conforto, independente do tipo (espuma, mola, água, ar). Este é um fator que varia de pessoa para pessoa, ou seja, a melhor forma de saber qual o colchão ideal é experimentando. Mas ao experimentá-lo, você também deve prestar atenção a outros fatores.

O colchão não deve ser duro nem mole demais. Ele deve sustentar o peso de todo o corpo de forma equilibrada, mantendo o alinhamento natural da coluna de quando estamos em pé. O ideal é um colchão que se adeque ao seu peso e à curvatura natural da sua coluna, apresentando uma densidade média de acordo com cada um. Ao optar por uma cama de casal, deve-se levar em consideração o peso das duas pessoas.

 

Posição de dormir

Além de escolher o colchão mais adequado para a saúde da coluna, a posição de dormir também pode fazer a diferença. Prefira deitar-se de lado ou de costas para manter o alinhamento correto. É importante o uso de travesseiro compatível com cada posição. Quando deitamos de lado, ele deve manter o alinhamento da coluna e da cabeça em relação ao resto da coluna, e quando deitados de costas, devemos dar preferência a travesseiros mais baixos, a fim de evitar excesso de flexão na região cervical. O uso de um segundo travesseiro, ou entre os joelhos ou debaixo deles, é bastante questionável, pois nos movimentamos automaticamente durante a noite.

Além de mal posicionado, os travesseiros podem acordar a pessoa durante a movimentação noturna, atrapalhando o sono, que deveria ser sem interrupções para repor as energias.

Já dormir de bruços ou com um travesseiro muito grande são posições que não mantém a curvatura natural e, portanto, não são ideais para um sono restaurador.

 

Colchão para doenças da coluna

Não existem colchões específicos para doenças da coluna. Grande parte dos colchões ditos “ortopédicos” são apenas colchões mais firmes, que nunca receberam em sua história a chancela de nenhuma sociedade de Ortopedia, de qualquer parte do mundo. O colchão ideal deve ser o mesmo se você tem ou não uma doença da coluna.

Se for o caso, o ideal é buscar um tratamento adequado para as suas patologias da coluna para que as dores não interfiram na qualidade de seu sono. Uma noite mal dormida pode vir a agravar ainda mais as queixas que já existem.

Deixe um comentário

3 − um =