Atividades rotineiras após a cirurgia de coluna

Durante a consulta para a realização de uma cirurgia de coluna, médico e paciente devem esclarecer todas as questões relativas ao tratamento e pós-operatório. Aqui, uma das grandes preocupações de muitas pessoas é quanto tempo para o retorno das atividades rotineiras após o procedimento cirúrgico.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os principais tratamentos para a coluna exigem muita cautela, inclusive no pós-operatório. O tempo necessário para a retomada das atividades é individual e depende de vários fatores, como por exemplo o tipo de cirurgia. E todos os procedimentos no período de recuperação devem ser realizados com orientação do médico cirurgião e acompanhamento de um fisioterapeuta.

 

Trabalho

A volta ao trabalho ocorre de acordo com o progresso do paciente no período de recuperação e do tipo de trabalho exercido. Pode levar desde poucos dias, em casos de trabalhos intelectuais, a alguns meses, em casos de trabalhos com grande sobrecarga física sobre o local operado. E para a retomada adequada da rotina, alguns cuidados devem ser tomados.

Se você tem o hábito de trabalhar sentado, é muito importante um mobiliário adequado. Se não era adequado antes do procedimento, este é o momento de adequá-lo, com boas cadeiras e mesas bem dimensionadas. Mais do que isso, deve evitar longos períodos numa mesma posição. Permanecer muito tempo de pé, principalmente sobrecarregando uma das pernas, é outro cuidado a ser observado. Já subir e descer degraus deve ser feito com apoio do corrimão e sempre de forma lenta. A mesma recomendação é válida para quando estiver em casa ou outras situações similares.

Em casos de cirurgia na região cervical, o médico cirurgião pode indicar o uso do colar cervical, pelo menos no primeiro mês de pós-operatório.

 

Atividades físicas

A prática de atividades físicas após a cirurgia de coluna requer um cuidado especial. Conforme a liberação do médico e do fisioterapeuta, você deve começar com pequenas caminhadas diárias e aumentar o ritmo conforme a evolução do seu quadro.

Já academia, esportes e outros tipos de exercícios exigem um tempo maior de espera, normalmente após o terceiro mês de pós-operatório. E da mesma forma, a prática deve ser progressiva e sempre com acompanhamento profissional.

 

Direção

Pacientes com o hábito de dirigir também devem estar atentos no retorno à atividade. O tempo mínimo necessário, assim como trabalho e exercícios físicos, é individual e depende de fatores relacionadas com o tipo de cirurgia e a necessidade de medicamentos analgésicos no pós-operatório, que geralmente causam alguma sedação.

Em casos de cirurgia na região cervical, você deve usar o colar cervical mesmo quando for dirigir. Se a intervenção foi realizada na região lombar, é a presença ou não de incômodo no local da cirurgia, com o banco do carro bem posicionado, que vai permitir o retorno ou não à direção. O conforto deve ser sempre respeitado. Alguns posicionadores lombares disponíveis em lojas ortopédicas podem ser úteis no período inicial. Em ambas as situações, é aconselhável não dirigir por muito tempo.

 

A prática de outros tipos de atividades segue o mesmo padrão, sempre com orientação e acompanhamento profissional. Seguindo todas as indicações médicas de forma adequada, você possibilita uma melhor recuperação para sua cirurgia de coluna.

Deixe um comentário

oito − sete =