20|10|2017

O uso de gadgets e os problemas de coluna

Parece quase impossível imaginar um mundo sem notebooks, celulares e tablets. A cada dia, novas tecnologias surgem e se misturam de tal forma ao nosso cotidiano que parecem sempre ter estado ali. No entanto, nosso corpo precisa se adaptar a essas novas formas de viver: seja passando o dia sentado, seja olhando para um tela luminosa durante todo o dia. Essas pequenas mudanças em nossas rotinas exigem cuidados para não prejudicarem o funcionamento do organismo.

Problemas em todas as idades

Como esses artefatos são usados, em maior ou menor grau, por pessoas de todas as idades, os problemas podem aparecer em qualquer faixa etária. Enquanto adultos passam mais tempo sentados em seus trabalhos, crianças e adolescentes estão, constantemente, usando tablets e celulares.

Já falamos aqui sobre a maneira correta de sentar-se e adaptar as telas para ter a melhor postura. Também já reforçamos a importância do alongamento ao longo do dia. Estas recomendações são úteis para adultos e crianças. A prática de exercício físico também é super importante na prevenção de doenças da coluna. Para além disso, há alguns cuidados que podem ser tomados para evitar danos à saúde.

Como usar smartphones e tablets

Em geral, usamos uma mão para manusear esses aparelhos, deixando-os sempre abaixo de nossa linha de visão. O ideal é segurar o aparelho com uma mão e manusea-lo com a outra e sempre alternar entre a mão de apoio e de manuseio.

Sempre que possível, mantenha os braços apoiados e em 90 graus em relação ao corpo e celular o mais paralelo possível a altura dos olhos. Pode parecer bobagem, mas dependendo do ângulo de inclinação do pescoço, a cabeça pode oferecer uma sobrecarga de até 27kg. Lembrar de não ficar muito tempo seguido manuseando o aparelho e fazer alongamentos de ombro e pescoço ao longo do dia é super importante.

Cuidados ao usar o computador

Ter uma boa cadeira e ajustar a tela a altura dos olhos são cuidados mínimos para o uso de computador. Caso seu pc seja um notebook, o ideal é usar teclado e mouse externos, adaptando a tela a altura dos olhos com a ajuda de um suporte para notebook. Se for possível, o ideal é utilizar telas externas maiores, com área de trabalho maior e mais fáceis de posicionar.

É importante não fazer movimentos constantes com as mãos, seja com o mouse ou com o teclado. Levantar-se periodicamente auxilia no reforço da musculatura e melhora a circulação sanguínea, especialmente na parte inferior do corpo.

Pausas de 15 minutos a cada duas horas para fazer um alongamento mais completo também são recomendadas.

Novas tecnologias

Todos os dias, novas tecnologias surgem e trazem inovação e questões de adaptação. Uma que vem crescendo bastante é a realidade virtual, com seus óculos que mais parecem de ficção científica.

Esse objeto, que mais parece um brinquedo, também precisa de cuidados para ser manuseado. Seu uso por crianças deve ser restrito e sempre acompanhado por um responsável. O aparelho  não deve ser usado por mais de meia hora e devem ser feitas pausas de pelo menos 15 minutos entre uma sessão e outra.

Em relação a postura, o ideal é sempre usar estes óculos sentado, de forma segura e atento para não fazer movimentos bruscos que possam causar lesões.

As vantagens da tecnologia

Hoje existem diversos aplicativos que nos auxiliam na manutenção da saúde. Uma ótima maneira de usar nossos gadgets é escolher aplicativos que nos ajudem a praticar exercícios e manter uma boa postura. Que tal começar a usar a tecnologia a favor da sua saúde?