Cifose de Scheuermann

Cifose é o nome que recebe a curvatura apresentada em todas as colunas normais, presente na coluna torácica. Nesta região a coluna curva-se para frente para contrabalançar a lordose da região cervical (pescoço) e da região lombar que inclinam a coluna para trás. Desta forma, a cifose é uma curvatura normal da coluna, e deve medir, em média, entre 20 e 40 graus nas radiografias que estudam o paciente de pé com a coluna vista de lado. Valores menores que estes são chamados de hipocifose, e são encontrados geralmente em pacientes que apresentam também a escoliose. O mais comum é esta angulação se apresentar aumentada, quando é chamado de hipercifose.

O principal motivo do aumento da cifose não é nenhuma doença ou deformidade, é postural. Como a manutenção de uma boa postura exige alguma  força e gasto de energia, a medida que as pessoas ficam maior período com o tronco ereto, de pé ou assentadas, e se cansam, tendem a relaxar e permitir que a coluna se curve para frente e aumente a cifose. Geralmente basta que se chame a atenção da pessoa para que o aumento da cifose seja corrigida. Dessa forma, para evitar problemas posturais, que além de comprometimento estético, pode causar dores nas costas, é necessário um bom condicionamento físico, boa consciência corporal e equilíbrio muscular. Como a maior parte das pessoas passa grande parte do dia assentada com o tronco ereto, trabalhando ou estudando, é muito importante também estar disponível mobiliário adequado e bem dimensionado.

Apesar da grande maioria dos casos de aumento de cifose seja decorrente de erros posturais, algumas pessoas podem ter alterações anatômicas nos ossos da coluna torácica, que as impedem de posicionar adequadamente o tronco ereto. A principal doença que causa estas alterações  é chamada de cifose juvenil, que pode receber o nome do médico que a descreveu, a doença de Scheuermann. Trata-se de um aumento rígido da cifose, e a sua correção não depende da vontade de seu portador. As vértebras no ápice da curvatura, no seu ponto mais inclinado, apresentam deformidades em cunha que mantém a coluna dobrada para frente. O tratamento desta doença, de origem provavelmente genética, deve ser realizado preferencialmente no início da adolescência, para conseguirmos correções com uso de coletes, que irão moldar os ossos da coluna ainda em crescimento. Após este período o tratamento com colete não funciona mais, de forma que neste estágio só resta, quando necessário o tratamento cirúrgico. Estas cirurgias não são de indicação comum, sendo reservadas para casos graves, geralmente com mais de 80 graus de cifose, dor nas costas de difícil controle, compressão da medula e em casos de exceção com acometimento estético com grande impacto na qualidade de vida do paciente.

Como a cifose é uma curvatura normal da coluna, às vezes é difícil de identificar o problema precocemente, em tempo hábil para se adotar o tratamento conservador com coletes. Os pais, professores e treinadores que convivem com adolescentes e pré-adolescentes devem ficar atentos às alterações posturais, e nos casos que apresentam maior dificuldade de correção ou dor devem ser encaminhados para avaliação especializada.